Tecnologia
6° Mostrarob ocorre no IFSul
Exposição traz projetos feitos pelos alunos de escolas de nove cidades diferentes, contendo áreas como robótica, ciências humanas e tecnologias em geral
Jô Folha -
O futuro começa a surgir dentro das escolas. É nisso que se baseia a 6ª Mostrarob, uma mostra de educação, ciência e tecnologia que começou nesta quinta-feira (28) e vai até a noite desta sexta no campus Pelotas do IFSul. O evento traz projetos de alunos e envolve todos os cursos, não só da instituição, mas também de outras escolas da cidade e do Estado. Ao todo, 160 projetos foram inscritos para a edição deste ano.
O incentivo dado pelo meio acadêmico motiva os estudantes. A oportunidade de aplicar na prática o que é aprendido na sala de aula traz empolgação, sorriso nos rostos e vontade de explicar do que se trata seu projeto. São oito áreas abrangidas pelo evento, de ciências humanas até mecatrônica e eletrotécnica.
O estudante Luiz Otávio Victória, que faz parte da organização do Mostrarob, conta que expositores de nove cidades se inscreveram, destacando a quantidade de alunos de Charqueadas e Santana do Livramento - cerca de 30% dos participantes. No total, são 15 escolas inscritas: onze delas públicas e quatro particulares.
Um dos projetos que mais chama atenção no evento é o Interface Óculos Mouse, coordenado pela equipe WeTech. O projeto já contava com um sistema para auxiliava pessoas que não possuem movimentos no braço a controlar a seta do mouse apenas usando manobras com a cabeça. Agora, a ideia se renova e evolui para movimentos também de objetos. O protótipo permite controlar e mover uma bola movimentando o pescoço, através da tecnologia do bluetooth. O próximo passo será utilizar os músculos faciais para fazer essas ações. A professora Andreia Sias, que coordena o projeto, conta que através de um microcontrolador ele capta qualquer ação. Contendo apenas dois sensores, um acelerômetro e um giroscópio, um dos próximos objetivos é atuar também na área de automação residencial, acendendo luzes, ligando televisores e aparelhos de ar condicionado. A iniciativa conta com o trabalho de 14 pessoas - cinco professores e nove alunos bolsistas de diversas áreas, como Tecnologias de Sistemas para Internet, Eletrônica, Engenharia Elétrica e Design.
A saúde mental também é abordada. Estudantes de Charqueadas fizeram um estudo no qual mostram que apenas 50% dos estudantes sentem-se bem dentro da instituição. Eles pretendem expandir e utilizar os dados para criar perfis da saúde mental dos estudantes e esclarecer que problemas assim são comuns e que o melhor é procurar ajuda.
Um outro projeto, desenvolvido por alunos do Sesi de Pelotas é o PapaPet. A ideia visa conscientizar sobre a importância da reciclagem. Para isso, foi criado um dispositivo para dar créditos em troca de garrafas pet. São oferecidas pontuações de acordo com o tamanho do recipiente, variando dos modelos mini até de 3,3 litros. Essas pontuações podem ser trocadas por descontos em estabelecimentos que serão conveniados ao projeto.
Fernanda Melo, Geovana Rocha e Diego Morales alertam que para uma garrafa entrar em decomposição leva cerca de 400 anos e a reciclagem é o melhor caminho para auxiliar o meio ambiente e evitar a poluição. Quem for prestigiar o evento também pode valer-se do projeto e trocar garrafas por balas, em proporção à quantidade de créditos que a garrafa dará.
O evento
As atividades estão sendo realizadas no saguão do campus Pelotas. Além das exposições, ocorrerão também disputas de robótica em diversas categorias. Haverá ainda uma cerimônia de premiação no evento, onde os três principais destaques de cada categoria serão gratificados com medalhas e troféus. Nesta edição, também há outra novidade: o projeto que apresentar maior destaque receberá o prêmio Teodolito.
Quatro projetos expostos serão selecionados para participar da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, a Mostratec, em Novo Hamburgo.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário